Seja bem-vindo ª

Seja bem-vindo ª

A PROTEÇÃO NO DIA DA ANGÚSTIA

 

A PROTEÇÃO NO DIA DA MINHA ANGÚSTIA

Pr. Euler E. Souza 26/02/2023


meus irmãos!

Ora me digam os amigos, se não fosse Deus nosso Senhor para nos livrar.

De certo que os cordéis da morte já nos haveriam prendido pelas garras da eternidade, mas, o Senhor nos livrou.

Se não fosse o Santo de Israel, “de muito já teríamos perecido na arapuca do carcará”.

Ou, se você preferir outra expressão similar a anteriormente citada: “De muito já teríamos perecido no laço do passarinheiro”.

A verdade é que não importa a classe social, cor de pele; todos enfrentam momentos tenebrosos.

Essa verdade nos conduz a compreensão que todos somos carentes da proteção de Deus!

Quando Deus é a segurança, Ele preserva a sua vida!”.  Pr. Euler E. Souza

"Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia; porquanto tu foste o meu alto refúgio, e proteção no dia da minha angústia." Salmos 59:16

O texto que lemos de Salmos 59:16 narra o quanto se havia multiplicado os inimigos do salmista. Estou falando de algozes, inimigos cruéis, mortíferos, brutais, covardes, incansáveis pra o mal. Por isso que como pessoa humana o poeta estava temeroso, porém, diante de inimigos tão terríveis o homem de Deus ergue a bandeira da fé a clamar o poder do Senhor Jeová como a única forma possível de defesa.   

Deus é a melhor forma de defesa para um homem sem chances para lutar”.  Pr. Euler E. Souza

O salmista precisava da defesa divina em sua vida, ele precisa de Deus como o “socorro bem presente nos dias de angustia”. De igual modo, acredito que também é assim conosco, no plural ou no singular preciso do socorro de Deus a intervenção do Senhor é indispensável em todo o tempo que respirar.

Só Deus é capaz de te ajudar quando não existir ninguém por você.” Autor desconhecido

E é por isso que o salmista clama a Deus lhe pedindo socorro, este homem de Deus clama por quatro vezes ao glorioso Baruch Adonai (sig - Deus de graça ou graças a Deus) por não poder humanamente suportar os inimigos que contra ele se levantaram.

Apesar disso, este salmo demonstra uma fé inabalável no poder que está muito acima do inimigo, é a fé no poder absoluto de Deus. Ao ponto que o Salmista disse: “Livra-me ó Deus, (livra-me) dos meus inimigos. Me protege daqueles que vem me destruir. (v.1)”

Este clamor trás o conceito de um pedido para que Deus o colocasse em um lugar tão alto, que, ele não seria alcançado pelos inimigos. Que o Senhos te coloque neste lugar em Cristo Jesus! Más, se estiveres em Cristo você já está com Ele nas regiões espirituais. Você já está na fenda da rocha! Você já está na sombra do onipotente!

É importante ressaltar o pedido que este salmista faz a Deus, ele clama pelo despertar divino nessa situação ante o conflito iminente. É mais que um convite, é um apelo ao Senhor dos exércitos para vir a guerra.

No verso 4 eu percebo que Davi está como quem diz: “Agora é com o Senhor”.

Davi está convocando quem pode resolver o problema.

A fala deste salmista se dá dessa maneira: "Desperta! Vê o que está acontecendo e ajuda-me!" Salmos 59:4

Traduzindo:

·         “Deus, o Senhor está vendo?”

·         “Deus, vai fazer nada não?”

·         “Deus, eu não consigo daqui pra frente mais. Vê a situação e me ajuda Senhor!”

Davi no verso 5 fica mais incisivo em sua oração, que é um clamor em forma de louvor, uma música invocando o Deus da guerra (Jeová Sabaoth).

Ele fez igual a personagem do seriado de tv muito famoso no Mexico e em todo o continente americano. Chiquinha era a personagem que dizia: “Olha ele, olha ele, olha ele.”

Davi exclamava: “Olha eles senhor!”

“Eles rosnam como cachorros pela noite dizendo que o Senhor não irá fazer nada. Eles dizem que o Senhor não nos ouvirá.”

Imagino Davi falando assim: “Aí Deus, queria te falar não. Más as nações inimigas estão deixando subtender que o Deus de Israel não existe.

Eles dizem:Quem poderá ouvi-los.

Irmãos, nós precisamos orar não apenas até Deus nos ouvir. Nós precisamos orar até que possamos ouvir a resposta de Deus.  Autor desconhecido.

E é assim que Davi reconhece o amor e a misericórdia de Deus para com aqueles que buscam ao Senhor. Por que, o que faria o salmista alcançar vitória sobre os inimigos era unicamente pelo o poder do amor e misericórdia de Deus que repousava sobre ele, e a causa do que se clamava.

"Em seu amor, meu Deus estará comigo; (...)” Salmos 59:10

O poeta bíblico deseja um encontro com Deus.

Nosso exemplo seria aqui:

·         Como uma mulher que é protegida pelo marido.

·         Como um filho que é protegido por um pai amoroso.

·         Ou até mesmo como um Senhor que livra seu servo.

Deus ainda livra com mão forte pelo poder de seu amor! Creia nisso!

Más agora, precisamos focar e dar ênfase ao verso que trás luz a mensagem de hoje, e ele diz:

"Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia; porquanto tu foste o meu alto refúgio, e proteção no dia da minha angústia." Salmos 59:16

Vamos então explorar alguns pontos importantíssimos nos versos deste salmo, e são eles:

 

1.      "Eu, porém, cantarei a tua força; (...)". Salmos 59:16

·         Na guerra, o inimigo ficaria e estaria frustrado más Davi não.

·         Na batalha, o inimigo estaria derrotado más Davi não.

Mesmo diante do temor que o cerva, a fé de Davi não o abandonou!

Vou lhe dizer algo:

·         “A fé é sua!”

·         “Foi a palavra de Deus quem a lhe deu.”

·         “Não permita que a fé te abandone em dias de severas provações.”

 

2.      "(...); cada manhã, cantarei com alegria (...)". Salmos 59:16

Irmão, todos os dias busque a Deus, o ame e o adore!

A cada manhã as misericórdias do Senhor se renovam sobre te!

Era de madrugada, o sol ainda estava surgindo, os campos estavam vestidos pela coberta do orvalho e o salmista já podia cantar com alegria.

“Ele cantava, por que Deus é refugio e descanso para a sua alma!”

"Eu te amarei, ó SENHOR, fortaleza minha. O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; (...)". Salmos 18:1,2

“Vamos, todos os dias cante ao Senhor com alegria e confiança!”

“Você precisa em Jesus celebrar a vitória que é certa quando o Senhor o seu escudo.”

Em Josué 6:2 podemos ler e crer que o Senhor Já havia entregado Jericó nas mãos deste Josué antes mesmo de rodear as muralhas, antes de tocar a buzina a palavra de Deus já era para ele e toda Israel liberada. Você sabe o aconteceu depois, o resultado previsto era vitória. Você precisa crer! Acreditar! Creia na palavra de Deus para você Davi, Pedro, Antônio, João, Josué ou qualquer que seja vosso nome; creia. "Mas o Senhor disse a Josué: "Eu lhe entreguei Jericó, (...)". Josué 6:2

Então repita ou diga de onde você estiver agora mesmo:

·         “Não serei abalado”.

·         “Não serei envergonhado”.

·         “Não temerei o que me possa fazer o homem”.

Pela fé, o Senhor já nos deu vitória irmão!

Não sou o Ap. Valdemiro Santiago más, “É pra aplaudir de pé” (rsrsrsrs).

 

3.      "(...) sobre o teu amor." Salmos 59:16

·         Eu sei que o amor segundo a bíblia “encobre uma multidão de pecados”.

·         Sei também que o amor de Deus nos é dado por Ele sem que eu nada possa fazer para retribuí-lo.

Más aqui, o rei Davi está nos mostrando que só o amor constante de Deus é capaz de nos fazer passar pelas tribulações.

“Só o amor de Deus para nos dar confiança devida para atravessar as tempestades!”

·         Tribulações trazem medo, más a bíblia diz que o verdadeiro amor lança fora todo o medo.

·         Tribulação traz angustia, más o amor do Senhor nos dá confiança e certeza que este bom e perfeito amor de Deus não falha.

“_É tudo sobre teu amor Senhor!”

·         Deus salva a quem Ele ama!

·         Livra a quem Ele ama!

·         Abençoa a quem Ele ama!

Ele é bom até para com os ingratos afirma a bíblia (Lucas 6:35).

Porém, Deus prioriza os filhos fieis! Cuida zelosamente dos retos de coração!

O amor de Deus será o seu combustível para passar por essa batalha, este vale em algum momento vai acabar. 

Lembre-se: “Quando tudo falhar o amor de Deus não falhará!”

 

Conclusão:

Este salmo ensina que o homem bom e o homem ímpio chegam a seu fim de modo diferente. Deus é quem estabelece essa diferença na vida. Deus é quem pesa na balança e faz justiça aos seus escolhidos.

Então faz o seguinte:

1.      Cante com força, a força de Deus que está na sua vida.

2.   Canta com alegria, com esse sorriso lindo que Deus te deu (antes dos dentes mostre a alma renovada pela Espada do Espirito).

3.      Confie no amor de Deus.

E por ultimo para concluir,

·         semeie isso no Espirito.

·         Semeie em Deus.

Prof. Huston Smith disse:

Semeai um hábito, e colhereis um caráter. Semeai um caráter, e colhereis um destino. Semeai um destino, e colhereis — Deus

A colheita de Deus salva. A colheita de Deus te cinge de força.  A colheita de Deus te dá alegria e paz (mesmo em guerra) no Espirito Santo. A colheita de Deus mostra que Aquele que te ama é Aquele que te guarda e, jamais desampara os seus.

Então podemos terminar aqui a conclusão sobre o tema, afirmando categoricamente que Deus é A PROTEÇÃO NO DIA DA MINHA ANGÚSTIA.

"A angustia é um nó apertado bem no meio do sossego"

Deus te ama e têm o suficiente poder para desfazer este nó, pense nisso.


Share on Google Plus

About Euler Eufrásio de Souza

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário