Seja bem-vindo ª

Seja bem-vindo ª

Socorridos pela graça

 Socorridos pela graça

Pr. Euler Souza 03/03/23

Ministração em ocasião dos 60 anos da magna igreja Batista do Calvário (Sede) em Gov. Valadares - MG

Introdução: As vezes podemos sentir o cans
aço ao observamos o tempo em que vivemos, e diante da presente situação, tudo isso pode nos sobrecarregar no cenário pecaminoso em que se encontra a humanidade.

Os pais cada vez mais estão preocupados com as futuras gerações. Os pastores, preocupados com o rumo que as igrejas tem adotado.

E como se não bastasse enfrentamos pressão espiritual, financeira, familiar; sem falar da multidão de compromissos que sua agenda tem, e não suporta mais.

Então o homem natural com tudo isso, pode adquirir frustração diante do pequeno panorama que acabei de descrever.

Neste momento só há uma coisa a fazer, precisamos agarrar "(...) ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno (Hebreus 4:16)".

Precisamos estreitar os laços da intimidade diante do convite do salvador que deseja aliviar o fardo dos cansados e oprimidos; e isso também, por causa deste tempo tão cruel que nós todos estamos inseridos.

Precisamos fazer a melhor escolha!

“Por quê, as escolhas são suas.... Más as consequências também são.”  Autor desconhecido

Por que quando vivemos a consequência do que semeamos no Senhor Deus, colhemos não apenas nessa era (tempo), más também a ceifa é para além da sepultura. Colheremos para a eternidade!

Porém, enquanto a eternidade não vem e o Reino espiritual não se tornou visível a toda criatura, onde todos os reis Terra vão se lamentar ao ver o cordeiro que foi morto más reviveu.

Precisamos urgentemente nos agrupar e juntos pelo o Espirito Santo caminhar bem próximo a Cristo.

Aí podemos viver aquilo que chamo de confiança edificada.

Digo sobre: “A confiança que não aceita remendos”.

Alguém disse: “_A minha confiança não é como o gato, ela não tem sete vidas”

Irmãos, quando confiamos em Cristo jamais seremos decepcionados.

“O que fortalece o relacionamento é a confiança!”

Jesus é aquele que recebeu a delegação do Pai para nos religar a sua presença e vontade; e ainda mais, Jesus nos conduz da terra ao trono da graça de Deus. Além, de salvar a sua alma para fazê-la em corpo glorificado no céu morar.

Você pode confiar em Jesus em qualquer situação da sua vida!

Palavra diz que Jesus: "(...), como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado." Hebreus 4:15

“Jesus enfrentou as mesmas situações climáticas e estações do tempo humano.”

“Jesus enfrentou a perseguição.”

“Jesus enfrentou o abandono.”

“O Filho do homem enfrentou a fome do jejum.”

“Ele enfrentou a agonia da alma no Getsemani.”

“E principalmente, Jesus enfrentou o Calvário.”

“Ele, o Senhor, participou de nossas condições terrenas para que pudéssemos participar das condições celestiais!”

Pois quando creio assim, eu posso me achegar com ousadia e com a confiança edificada na obra de Cristo. Você que está em Cristo pode clamar e fazer com que se cumpra o ensino de Paulo: "(...) as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças." Filipenses 4:6

Façam o que Jesus ensinou:

"(...), seja o que for que vós pedirdes em meu Nome, isso Eu farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho."  Jo 14:13

"(...)e tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho."

Você pode pedir a Deus, falar com Deus!

O texto está te evidenciando que o trono do Senhor não é apenas de juízo ou de governo. Por quê corremos o risco de imaginar que o Senhor é apenas um Deus que só fica irado a todo o tempo.

“Deus governa, ira sobre a insolência do pecado do homem que não ama a sua palavra. Deus trará juízo sobre os não arrependidos!”

Más o trono de Deus também é de Graça, onde Deus estende o cetro e concede favor para aquele que dEle se aproxima. O trono de Deus também trata de sua bondade e misericórdia para com a igreja.

“Vamos! Achegue-se a Deus e Ele se achegará a voz.”

O nosso sacerdote está à direita do Pai! Ele está ali agora mesmo intercedendo por nós, povo seu e ovelhas de seu pasto. Através do Espirito Santo ele está consolando e te enviando força para suportar toda aflição da vida.

E este versículo de Hebreus 4:16 fala de uma ajuda particular, singular, Deus tratando diretamente a sua mente, emoções da alma, e o Espirito movendo no seu espirito.  

Você tem um sacerdote eterno que em gloria penetrou aos céus (Hb 4:15). E Ele o Filho de Deus nos colocou em regiões espirituais. Onde este versículo também trata em sua essência sobre a ajuda de Deus para agora, uma transformação agora, mudança agora.

Jesus nos mostrou o caminho de uma real mudança e transformação, Jesus nos mostrou o caminho de Deus.

Investigue o texto de Hebreus 4:16 comigo.

1.     "Cheguemos, pois, com confiança". Hebreus 4:16

Essa frase do versículo indica algo muito poderoso, indica o acesso livre que todo aquele que está em Cristo têm.

Irmão, vamos! Suba a escada pelos degraus do arrependimento no poder da oração”

A graça de Deus construiu essa ousadia e confiança na sua alma. Achegue-se a Deus!

Pitágoras disse que:

“A melhor forma que o homem se dispõe para se aperfeiçoar é aproximar-se de Deus”

·         Você deseja ser melhor? Aproxime-se de Deus.

·         Você deseja vencer os pecados pessoais que tão de perto te rodeia? Aproxime-se de Deus.

·         Você deseja o favor, o milagre de Deus? Aproxime-se de Deus, e ele se achegará a vós!

Não tente costurar o véu que foi rasgado.

Cristo já inaugurou o caminho! Te mostrou o caminho! Jesus é o caminho!

 

2.       "Trono da Graça". Hebreus 4:16

O trono está em foco.

A majestade, glória e o poder estão diante de seus olhos.

Más agora Cristo te deu uma visão diferenciada do habitual por que ao olhar para o trono de Deus eu não tenho medo; tenho confiança.

Jesus me apresenta este trono envolvido de benignidade, bondade, misericórdia e graça de Deus. O calvário de Jesus fez isso por nós!

Neste exato momento Ele está lá ao lado do trono que também a Cristo é devido. Ele está lá segurando as suas bençãos para nós o seu povo. Sim, nossas bençãos estão asseguradas pelas suas mãos marcadas pelos pregos na cruz do calvário.

"Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade," Hebreus 8:1

Há meus irmãos que estão em Cristo, Jesus está lá advogando com seu sacrifício eterno. Te garantiu vitória sobre as questões desta vida. Más principalmente, já nos deu vitória eterna sobre a morte bem como o pecado.

Com confiança!

“_Para o trono da Graça e vante”.

“_Para o alto e avante”.

O trono de Deus, aninhado na graça, mostra-nos que a graça nos é dada como dom do poder divino. Ele é «poderoso para salvar», «poderoso para ajudar», «poderoso para dar-nos vitória espiritual».

 Mas, é preciso que o busquemos para receber essas bênçãos.

Você precisa buscar! Busque o poderoso trono de Deus porque o Senhor se assenta sobre ele.

 

3.        "Recebemos misericórdia". Hebreus 4:16

·         A misericórdia de Deus é tão poderosa que tem poder de salvar (causa de não sermos consumidos ... Lamentações 3:22)!

·         A misericórdia de Deus é tão poderosa ao ponto que a mesma tem o poder de nos ajudar e de nos socorrer!

A misericórdia de Deus é tão poderosa que por ela também temos vitória espiritual, más é necessário nos aproximarmos de Deus.

A misericórdia de Deus trata mais diretamente ao perdão de nossos pecados.

Porém, a mesma nos ajuda quando precisamos de cura para as nossas enfermidades, quando precisamos do renovo divino.

Se você precisa de perdão, cura, renovo de Deus, então clame pela misericórdia de Deus sobre a sua vida. No trono da graça têm a ajuda que você precisa!

 

Quando cremos na misericórdia de Deus logo percebemos que ela vai além do que realmente merecemos; ela nos faz renovar o compromisso que temos com Jesus Cristo.

A misericórdia de Deus diz pra sua alma e mente para não se preocupar por que você está sobre os cuidados de Deus. Deus está cuidando de você!

 

A misericórdia faz parte da natureza de Deus.

·         Deus é grande! Sua misericórdia é grande!

·         Deus é forte! Sua misericórdia é forte!

·         Deus é rico! A misericórdia de Deus também o é.

·         A misericórdia de Deus é multiforme, assim como Deus em sua multiforme graça.

·         A misericórdia de Deus é abundante.

·         Ela é certa, por que Deus não erra.

·         A misericórdia de Deus é eterna! "Pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, (...) do alto nos visitou;" Lucas 1:78

 

4.       "Graça em ocasião oportuna". Hebreus 4:16

Graça é o favor imediato de Deus sem que você possa merecer qualquer coisa.

Paulo falando sobre graça disse: "E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;" 2 Coríntios 9:8

·         Graça está presente sobre a obra redentora! Salvação!

·         Graça de Deus te supre em todas as áreas!

E isso em todas as facetas da vida; neste contexto, de forma particularmente o texto fala de:

·         ajuda para «escapar» da frieza,

·         da indiferença,

·         do desvio espiritual e da apostasia.

O mundo pode esfriar em amor, más, para aqueles que de Deus se aproxima se recebe o poder de "Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus." Efésios 3:18,19

Cheios da plenitude de Deus! Amor do mundo pode esfriar. Aqueles que de Deus se distanciam podem perder a alegria da salvação. Más nós não, somos cheios da plenitude de Deus! Compreendemos o amor de Cristo! Excede o entendimento carnal, é nível espiritual.

Você está com Ele em regiões espirituais? Você cheio da plenitude de Deus! Aproxime-se dEle!  

 

Já a ocasião oportuna, fala de dois tópicos:

1. qualquer período de necessidade;

2. especificamente, a necessidade que é representado pela palavra «hoje».

Más o hoje de Deus corresponde ao tempo de Deus.

Porém o que corresponde o hoje no tempo do homem na bíblia tem mais haver com você do que com Deus no primeiro momento.

"Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz," Hebreus 3:7

"Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação." Hebreus 3:15

Se você quiser viver diferentemente das gerações passadas de Israel, ou, ser diferente daqueles que "já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro (Hebreus 6:4,5)”. A bíblia afirma que a estes é impossível que “(...), sejam outra vez renovados para arrependimento; (...)". Hebreus 6:6

Então, hoje aproxime-se do trono da graça de Deus para que não entreis em tentação.

Santificai-vos hoje!

Por que em tempo oportuno o favor de Deus virá. Em tempo oportuno a ajuda de Deus virá. Em tempo oportuno vem o socorro da graça de Deus!

 

Conclusão:

Essa palavra nos diz sobre o encorajamento no que tange o versículo 14 de Hebreus 4, e este texto em questão nos conclama a nos conservar firme em nossa confissão, e, isto visa o fortalecimento do crente as questões da vida humana e vida espiritual.

Ora, o próprio Jesus não viveu vitoriosamente com facilidades; e nós não podemos esperar tal coisa. É um desenvolvimento constante, diário de gloria em gloria.

E isso, é você cultiva o poder espiritual através da intimidade com o Deus que está acima do trono pelo sangue do cordeiro e seu Espirito Santo. Más o que te digo requer uma decisão firme! Decida andar com Deus e ele te socorrerá!

No tempo oportuno receberemos ajuda de Deus para qualquer tribulação terrena, seja das pequenas as grandes provações. Porém ao aproximar do trono da graça de Deus você também é socorrido de você mesmo. Sim!! Você é socorrido de você mesmo!!!

“Deus, Ele mesmo te ajudará pessoalmente em um socorro espiritual que te livra de desviar de Cristo.”

O texto sagrado indica este duplo sentido de ter o socorro de Deus para as angustias dessa vida, más principalmente ter as fortes mãos de Deus lhe sustentando em sua presença.

Jesus disse:

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” Mateus 26.41

"Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir." Mateus 25:13

“Se esperarmos para ouvir só amanhã, quando Deus está falando conosco hoje, chegará à noite inoportuna, quando aquilo que agora pode ser feito não mais poderá sê-lo; e bateremos em vão na porta fechada.” Por João Calvino

Irmão, somos socorridos pela Graça! Aproxime-se do Trono de Deus!

Todos os dias busque aproximar-se dele com ousadia tendo o sentimento: “É agora ou nunca”

Por que o amanhã pode ser muito tarde. 

Share on Google Plus

About Euler Eufrásio de Souza

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário