Seja bem-vindo ª

Seja bem-vindo ª

Primeiro, o Reino de Deus.



Primeiro, o Reino de Deus.

Pr. Euler E. de Souza 15/02/2023

 

Introdução: Irmão, o nosso problema não é priorizar o que está na agenda, nós precisamos é agendar a nossa prioridade e cumpri-la´.

Por que nem sempre essa geração põe em pauta o que de fato é agradável aos olhos de Deus más nós precisamos mudar isso, precisamos dar o primeiro lugar de tudo o que temos e somos ao Senhor da igreja.

“Eu penso e percebo que para muitos não falta tempo, o que falta, é dar prioridade pra Deus.”

E de fato o amor de Deus nos constrange, ou, deveria te constranger pelo fato que o senhor jamais nos colocou em segundo plano. E a verdade é que sempre fomos e somos prioridade para Deus!

E aí, Jesus sobe num pequeno monte, seus discípulos dele se aproximam e ali Ele ensina o sermão do monte, onde em dado momento o mestre sem titubear aplica o ensinamento que diz:

Texto base: "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." Mateus 6:33

Jesus está falando de prioridade!

É como um costume de algumas festas de aniversário que fazemos, as vezes para poucas pessoas, que depois de cantar os parabéns chega o momento de cortar o bolo, ao cortá-lo, o primeiro pedaço vai para a pessoa que você de alguma forma deseja honrar. Todos os convidados são importantes, porém aquela pessoa de todos ali é a mais especial. Observe que os demais pedaços têm o mesmo recheio, gosto e textura, más, a questão não é o sabor más o valor de honra que representa o primeiro pedaço daquele bolo. Ou seja, Jesus está falando de dar honra, valor e prioridade ao reino de Deus acima de tudo e todos que você julga ser importante.

Deus e sua vontade bem como o seu reino, sempre será o melhor a se escolher!

Más a ansiedade de querermos a comida e a bebida que no caso está representado nos dois versículos anteriores que são os versículos 31 e 31 de Mateus 6; é no sentido figurado para aquilo que o dinheiro pode comprar, que Jesus chamou de coisas.

Ou seja, as coisas aqui se tornaram um deus para os homens ao ponto que a riqueza deles tinha o deposito de seus corações. Os corações estavam nas riquezas, os corações nas coisas más não no Senhor.

Deus agora para os homens não é prioridade, prioridade é encher os depósitos de mais comida, bebida e outras coisas que o dinheiro pode comprar.

E é neste momento que homem adora a Mamom, quando Deus não é prioridade e sim a riqueza deste mundo ímpio é.

Mamom é o espirito de avareza e ganância, é também uma espécie do espirito de anticristo dentro do homem; “quando você é o mais importante pra você”.

Quando Deus e o reino de Deus não é prioridade mais. O que é prioridade agora é quando você quer para satisfazer o ego. Você agora deseja apenas as coisas passageiras como, a erva que seca e a flor que murcha e depois cai.

Más Jesus oferece a outra face da moeda afirmando para buscarmosprimeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

É uma promessa de Deus que ao buscar as coisas do alto e termos uma vida espiritual, vivermos no ambiente do reino de Deus a fim de glorificar o seu nome, Ele mesmo cuidará de nossas necessidades físicas e materiais.

Lembra de Caim irritado e com a cara fechada? Caim é o típico caso de alguém que prioriza a si mesmo ou aquilo que julga ser melhor que Deus em primeiro lugar acima de todas as coisas.

Em Gêneses 4:1.7 a bíblia diz que o Senhor agradou da oferta do pastor Abel, porém, a oferta do agricultor Caim o senhor Deus não se agradou.

Caim então ficou muito irritado com o fato de ter sua oferta rejeitada. Caim não entendeu que Deus se agrada do ofertante e não apenas da oferta.

E a pergunta é:

·         “Onde está o seu coração?”.

·         “Qual é a sua prioridade?”

Lembre-se do que Deus disse:

·         "Se bem fizeres, é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, (...)" Gênesis 4:7 (Almeida corrigida).

·         "Se você fizer o que é certo, será aceito. Mas, se não o fizer, tome cuidado! (...) Gênesis 4:7 (Nova versão internacional transformadora).

O que é proceder bem, ou, fazer o certo?

·         Caim deixou Deus pro fim.

·         Más, Abel priorizou a Deus o pondo em primeiro lugar. As primícias de Abel demonstram o lugar de Deus em seu coração.

Quando o assunto é priorizar Deus, em que lugar no ranking de prioridades Deus está em sua vida? “Eu espero que Deus e seu reino estejam em primeiro lugar.”

·         A atitude de Abel com os frutos da primícia diziam para o Senhor:Primeiro Deus, eu por último.”

·         Ao passo que a atitude de Caim dizia: Primeiro eu e, Deus por último.”

Amados irmãos, sobras não honram a Deus, pois, o que honra a Deus é tê-lo por prioridade em todas as áreas de sua vida. Seja família, finanças, tempo, talento e com a mais alta estima; honre a Deus acima de todas as coisas. Creia, Deus vai acrescentar em toda a sua vida as demais coisas. Más não é pelas coisas que devemos fazer e sim, para honrar a Deus acima de todas as coisas.

 

E diante do exposto supracitado, vamos nos dedicar ao texto e aprender com Jesus a verdade sobre o tema:

1.       Jesus disse: “EM PRIMEIRO LUGAR”

Em paralelo a Mateus 6:33 está Lucas 12:31 que relatou assim o ensinamento de Jesus Cristo: "Busquem, acima de tudo, o reino de Deus, (...)”.

Com análise no original podemos supor que ao ser humano é aconselhável e indubitavelmente necessário buscar com anseio, de ansiedade profunda o reino de Deus e sua justiça.

·         Ansiedade que tira seu sono para orar pelas madrugadas.

·         Ansiedade que traz o suspiro na alma para ter um encontro com Deus.

·         Ansiedade que te faz suspirar como a corsa suspira pelas águas.

Buscar o reino de Deus ao ponto que nenhuma outra coisa mereça mais a sua atenção que não seja o Deus do reino e sua justiça que nos justifica pelo sangue do seu próprio filho amado.

Uma coisa pedi ao Senhor e a buscarei” (Salmo 27:4); eu quero habitar em sua presença Senhor! “Que eu possa habitar em sua presença Senhor por todos os dias da minha vida!” É o anseio do salmista!

 

 

Eu o quero perguntar:

O Deus que dá providencia para a alma, não traria as providências menos importantes como as matérias?! Então o que você está esperando, busque a Deus de todo o coração. Invoque o seu nome enquanto ele está perto! Invoque o nome de Deus, ame-o acima de todas as coisas.

Ele é Deus, Pai, e sabe de tudo o que precisamos!

 

2.       Jesus disse: “O REINO”

Já dizia o primo de Jesus, João Batista: "Arrependam-se, pois o reino dos céus está próximo". Mateus 3:2

No evangelho de Mateus a frase Reino dos Céus aparece mais de 30 vezes, que logicamente é o “Reino de Deus”.

E o Reino de Deus é maior que a ordem dos advogados ou qualquer outra. O reino de Deus é, o Rei dirigindo o testemunho do cristão a luz de sua profecia; como uma constituição viva para a alma humana.

É a lei que supre e sacia a sede de justiça dos crentes que em Cristo já não vivem sobre o aguilhão do pecado.

A palavra de Deus é a carta magna do crente. A constituição viva pelo Espirito Santo que dirige as nossas vidas, bem como a mesma que dá o testemunho do Rei e de seu reino estabelecido sobre nós.

O reino de Deus é inabalável por que ele próprio o governa! O reino de Deus jamais estará em crise.

·         O reino só é estabelecido com a chegada do Rei.

·         O reino só prevalece quando existe um rei vivo reinando.

·         O reino só permanece de pé quando o rei está presente sobre o seu povo.

“E o Rei está conosco até a consumação dos séculos (Mt 28:20)”!

 

·         O Rei prioriza a sua condição espiritual, más ele também acrescenta a sua alma emocional e abençoa a sua vida material.

·         O Rei vai nos acrescentar do seu Espirito Santo cada vez mais em que priorizarmos o reino o reino dos céus.

Vamos! Priorize o Reino de Deus e sua justiça revelado em Jesus Cristo; as demais coisas te serão acrescentadas.

 

 

O Reino de Deus apresenta a sujeição de todas as coisas a Ele.

·         A terra está sujeita a ele.

·         Os poderosos estão sujeitos a ele.

·         Os homens estão sujeitos a ele.

·         As enfermidades estão sujeitas a ele.

·         Os demônios submetem a ele.

A Ele a glória! Pois o seu reino não tem fim, e como afirmou o salmista:

·         "(...) o teu reino é reino para sempre; tu governas por todas as gerações." Salmos 145:13

·         "O Senhor fez dos céus o seu trono, de onde reina sobre todas as coisas." Salmos 103:19

 

·         O apostolo Paulo afirmou que “(...) ele está muito acima de qualquer governante, autoridade, poder, líder ou qualquer outro nome não apenas neste mundo, mas também no futuro. Deus submeteu todas as coisas à autoridade de Cristo e o fez cabeça de tudo, para o bem da igreja." Efésios 1:21,22

 

3.       Jesus disse “de DEUS”

O reino é de Deus, os céus são de Deus.

Tudo acontece pela vontade ou pela permissão de Deus nosso Senhor.

Por quê Deus, está no controle do reino.

Clamar: “Venha o teu reino!”

É o mesmo que invocar o governo de Deus.

 

Conclusão:

Disse Jesus:

1.       Em “PRIMEIRO LUGAR”

Tenha anseio, expectativa em ter um a sós com Jesus e não se preocupe com mais nada, Deus sabe de tudo que precisamos.

“Deus vai te levar a nível de intimidade; Deus vai te conduzir a sala do banquete onde a bandeira é o amor.”

Disse Jesus:

2.       Em primeiro lugar “O REINO”

Não se preocupe o reino de Deus não está em crise.

O reino de Deus põe satanás e seus aliados debaixo dos nossos pés.

No reino, Deus está dirigindo o curso da história a fim de que seu nome seja glorificado.

“Tudo vai cooperar para o nosso bem”.

Disse Jesus:

3.       Em primeiro lugar o reino “DE DEUS”

No Reino de Deus, Ele governa a igreja.

No Reino de Deus, o Senhor estabelece os tempos.

“Vamos, invoque aquela boa, e agradável vontade de Deus”

Diga: “Seja feita a sua vontade Senhor, na terra como nos céus!”

 

Tenha anseio, expectativa em ter um a sós com Jesus.  Deseje acima de todas as coisas priorizar ao Senhor da igreja.

E não se preocupe com mais nada, Deus sabe de tudo que precisamos.

 

Share on Google Plus

About Euler Eufrásio de Souza

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário