Seja bem-vindo ª

Seja bem-vindo ª

O nosso chamado.

O nosso chamado.

Introdução:
Palavras como “chamado”, “missão”, “visão”, têm sido faladas com certa frequência em nossa igreja.
Através da liderança, Deus tem nos chamado a nos engajarmos em uma missão para a concretização de uma visão. O SENHOR deseja que o seu Reino se espalhe pela face da terra através de pessoas salvas pela cruz de Cristo e rendidas a Ele.
E nós, seus filhos, somos chamados por Ele para sermos agentes dessa expansão. Sobre o nosso chamado é que tratará a ministração de hoje.
Que o SENHOR fale aos nossos corações!

Texto-base: Gênesis 12.1-3 Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra”.
A partir desse texto, podemos apontar quatro aspectos que fazem parte do chamado de Deus para Abrão.
(“disse o SENHOR a Abrão”, v.1), os quais podem ser aplicados em nossas vidas hoje. São eles:

1. Uma ordem que gerou uma missão.
Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei” (v.1).
O SENHOR chamou Abrão e lhe deu uma ordem. Essa ordem se constituiu na missão que Abrão deveria realizar. Segundo C. Gene Wilkes, no livro O último degrau da liderança, “missão é o chamado de Deus para a sua vida”.
Perguntar o povo///Você sabe qual a sua missão quando puder completar a frase: ‘Deus me chamou para __________’”.
No caso de Abrão, sair do local onde habitava e ir para um outro lugar que o SENHOR iria mostrar era o que deveria ser feito.
Dois pontos podem ser levantados quanto ao cumprimento dessa missão por parte de Abrão.
 O primeiro, é que isso resultaria em mudanças significativas em sua vida. Ele teria que sair da sua terra, da sua parentela e da casa de seu pai, ou seja, teria que deixar a sua zona de conforto, onde tudo lhe era familiar, previsível e seguro, uma situação com a qual estava acostumado.
O segundo ponto, é que o cumprimento da missão por parte de Abrão seria acompanhado da orientação do SENHOR. Deus lhe mostraria o caminho a ser seguido e qual o destino a ser alcançado.
O SENHOR tem nos chamado enquanto igreja e nos dado uma ordem. Nossa missão, segundo Jesus, é irmos pelo mundo todo e pregarmos o evangelho a todas as pessoas (Mc 16.15), irmos e fazermos discípulos de todas as nações (Mt 28.19).
Se fôssemos completar a frase citada logo acima, deveríamos dizer: “Deus me chamou para pregar o evangelho e fazer discípulos”. Essa não é a única vocação que temos, mas, sem dúvidas, é uma das principais.
Assim como no caso de Abrão, o cumprimento, por nossa parte, da missão, pode resultar em mudanças significativas em nossas vidas, nos tirando de nossa zona de conforto. O adolescente/jovem que costuma ir para a escola/faculdade apenas para estudar ou para fazer parte de uma turma, terá que começar a agir no sentido de pregar o evangelho para as pessoas. O adulto que semanalmente vai para o trabalho pensando no salário a ser ganho e no desenvolvimento de sua carreira, terá que abrir espaço em sua agenda para planejar como influenciar as pessoas na direção de Cristo. Várias mudanças poderiam ser listadas.
O segundo ponto também se aplica aqui; no cumprimento de nossa missão, seremos orientados por Deus no que fazer.
Em 1Coríntios 16.7-8 diz “Porque não vos quero agora ver de passagem, mas espero ficar convosco algum tempo, se o Senhor o permitir. Ficarei, porém, em Éfeso até ao Pentecostes; Porque uma porta grande e eficaz se me abriu; e há muitos adversários 1 Coríntios 16:7-9.
Podemos perceber através das palavras de Paulo que ele guiava o seu ministério conforme as portas que o SENHOR lhe abria. Isso é confirmado no episódio de Atos 16.6-10, em que Paulo e seus companheiros, por duas vezes, foram impedidos de prosseguirem para determinadas regiões, sendo orientados, através de um sonho, a irem para a Macedônia, para ali pregarem o evangelho, conforme um chamado de Deus. Assim acontecerá conosco, se decidirmos obedecer ao nosso chamado. Ele nos orientará nos passos a serem dados.
·         Como você tem agido frente à missão para a qual Deus tem nos chamado? Tem se mostrado passivo e resistente ou ativo e vibrante?
·         Quais são as mudanças que estão acontecendo, ou que podem acontecer, em sua vida tendo em vista a obediência ao chamado de Deus para pregar o evangelho e fazer discípulos? Quais são as zonas de conforto que você tem sido desafiado, ou será desafiado, a deixar?
·         Você tem buscado a orientação de Deus no cumprimento de sua missão? Como está a sua prática de ouvir a voz de Deus?

2. Uma promessa que gerou uma visão
De ti farei uma grande nação (...), em ti serão benditas todas as famílias da terra (v.2,3)
Após dizer qual era, naquele momento, a missão a ser realizada, o SENHOR pinta para Abrão um quadro do que aconteceria a partir da obediência dele àquele chamado e do consequente cumprimento da missão.
Apontando para o futuro, Deus promete que a partir de Abrão uma grande nação seria constituída e que todas as famílias da terra seriam nele abençoadas. Conforme Wilkes, no livro já citado, “visão é a sua perspectiva pessoal sobre essa missão”.
Você pode declarar sua visão ao completar a frase: ‘Quando a missão for completada, ela terá o seguinte aspecto __________’”. Todos os lugares da igreja cheios de amigos e parentes adorando a Deus conosco.
A visão é a linha de chegada da missão, ou seja, é o lugar para onde a missão levará aquele que está nela empenhado. Sendo assim, pode-se afirmar que a visão é a bússola que orienta a missão ao longo do seu processo de realização. Nesse sentido, certo tempo depois da ocasião apresentada pelo texto que estamos estudando, percebendo que Abrão estava se desviando da rota no cumprimento de sua missão, o SENHOR o chama para fora da sua tenda e, reafirmando a visão que lhe tinha dado, diz: “Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridadeGn 15.5.
A visão que Abrão recebeu há milhares de anos ainda se constitui, nos dias de hoje, no sonho que o SENHOR deseja que alcancemos. Uma grande multidão de pessoas salvas e as famílias da terra abençoadas em Cristo, é a realidade que Ele quer concretizar.
Em Apocalipse, livro que nos revela o que acontecerá nos últimos dias, há um relato que confirma isso: “Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos; e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvaçãoAp 7.9-10.
Falando de nossa igreja, Deus tem nos dado a visão de Governador Valadares conquistada para Cristo. Para tanto, a estratégia a ser usada são grupos familiares que se reúnem semanalmente em casas e que se multiplicam pelo menos uma vez por ano. Se fôssemos completar a frase citada logo acima referente à visão, diríamos:
“Quando a missão for completada, Governador Valadares estará rendida aos pés de Cristo”.
Isso estará cada vez mais perto, à medida que nos empenharmos no cumprimento da missão.
·         Sua vida tem sido guiada pela visão de uma multidão de pessoas salvas e as famílias da terra abençoadas? Governador Valadares conquistada para Cristo tem sido o seu sonho?
·         Você tem se dedicado ao alcance dessa visão, trabalhando para a conversão de pessoas e para a multiplicação de grupos familiares? Você tem participado de um grupo familiar? Você tem estabelecido objetivos de liderar um grupo familiar e metas de alcance de almas?

Deus nos uma missão, que nos dá a visão, que gerou em nós uma benção, que resultou em sucesso. (Significado de sucesso “consequência positiva; acontecimento favorável; resultado feliz; conseguir algo de maneira favorável; obter um resultado positivo”)
... e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! (v.2).
Um terceiro aspecto do chamado de Deus para Abrão é uma garantia de sucesso. Após anunciar a missão e a visão, o SENHOR diz que abençoaria Abrão e lhe engrandeceria o nome, e libera sobre ele palavras de ordem nesse sentido: “Seja uma benção!”.
Segundo o Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento, benção é o poder espiritual que Deus concede a alguém para que alcance sucesso, prosperidade, fecundidade, multiplicação; em suma, portas abertas! Para o sucesso no cumprimento da missão e no alcance da visão, o SENHOR abençoou e abençoaria Abrão.
A benção gera uma garantia de sucesso, mas a benção não é algo garantido. Em Deuteronômio 28.1-2,15, está escrito: “Se atentamente ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra. Se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos (...). “Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do SENHOR, teu Deus, não cuidando em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos que, hoje, te ordeno, então, virão todas estas maldições sobre ti e te alcançarão”.
A benção tem uma condição; ela advém da obediência aos mandamentos e às orientações de Deus. (EU TE MOSTRAREI ABRAÃO).
Podemos ver isso na história de Josué. Em Josué 1.7-8, o SENHOR lhe diz: “Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido”.
Em Josué 11.15, vemos que Josué agiu conforme a palavra de Deus e que, por isso, foi bem-sucedido na conquista da terra prometida. Diz o texto: “Como ordenara o SENHOR a Moisés, seu servo, assim Moisés ordenou a Josué; e assim Josué o fez; nem uma só palavra deixou de cumprir de tudo o que o SENHOR ordenara a Moisés”.
ü  Como você se sente ao saber que seu sucesso na missão é garantido pela benção de Deus?
ü  O sucesso na missão é garantido pela benção de Deus, mas a benção de Deus não é algo garantido. Você tem vivido em obediência a Deus de modo a receber a sua benção? Você tem seguido as orientações do SENHOR no cumprimento de sua missão?

4. Uma promessa que gerou segurança
Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; (v.3).
Encerrando os aspectos que fazem parte do chamado de Deus para Abrão está uma promessa que gerou segurança. Ao dizer a Abrão o que está no versículo logo acima citado, o SENHOR estava dizendo a Abrão que, no cumprimento de sua missão, Ele o protegeria do mal e do homem mal.
Algo semelhante, também nesse ponto, aconteceu com Josué. Assim lhe disse o SENHOR: “Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. (...) Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andaresJs 1.5,9.
Anexada à missão, há uma promessa de que o SENHOR estará com a gente em cada passo que dermos.
No final da grande comissão, Jesus disse que estaria conosco todos os dias, até a consumação dos tempos (Mt 28.20).
Por isso, não precisamos temer o desconhecido, as surpresas, os homens, ou o que quer que seja. Ele não apenas está ao nosso lado, mas irá à frente, abrindo caminho para passarmos e realizarmos a missão. É interessante notar que na conquista de vidas para o Reino de Deus, Ele mesmo opera todas as coisas. Nós somos cooperadores dEle nessa obra. “Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um?
Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.
Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.
Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho.
Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.
Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.
Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo
. 1 Coríntios 3:5-11
Foi essa a experiência de Josué. O SENHOR foi à frente dEle, preparando tudo para que a conquista de Canaã fosse realizada. O exército de Israel apenas concluiu algo que o SENHOR já havia realizado.
ü  Como você se sente ao saber que Deus estará com você na sua realização da missão?
ü  Você realmente acha que há motivos para ter medo, sendo que Ele prometeu que irá com você no cumprimento da missão?
Após essa palavra, podemos chegar a duas conclusões:
1. O SENHOR realmente tem um chamado para nós, o qual inclui uma missão e uma visão, e deseja que nós nos envolvamos com Ele;
2. Ele mesmo e a sua mão abençoadora estarão conosco na trajetória da missão, protegendo, orientando e abençoando.

Desafio:
Gostaríamos de desafiar a igreja IBC ILHA a fazer um projeto de multiplicação. Nesse projeto, a partir do que foi ministrado hoje, deverá estar a declaração de missão de grupos familiares, sua declaração de visão, e objetivos e metas para os próximos meses e anos. Em outras palavras, sonhe com o crescimento e multiplicação da igreja por meio de pequenos grupos e coloque isso no papel de forma organizada.

Faça isso em conjunto e divulgue constantemente para todo o grupo familiar. Essa atitude irá estimular as pessoas a se envolverem no projeto e na consequente conquista de vidas para o Reino de Deus, além de trazer saúde para a igreja. Quem sabe não poderia ser colocada como meta a multiplicação dos grupos familiares todo ano? Ou algo mais ousado como multiplicar no meio do ano e também em dezembro. Sonhe e busque de Deus a orientação.
Share on Google Plus

About Euler Eufrásio de Souza

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário