Seja bem-vindo ª

Seja bem-vindo ª

Apenas um toque

 Apenas um toque.

Texto base: Lucas 8.43-48

Hoje queremos refletir sobre algumas condições necessárias para recebermos de Deus o nosso milagre.
A verdade é que cada vez que nos reunimos em nome de Jesus, O Senhor se faz presente entre nós. Ele é fiel e prometeu que “onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio delesMateus 18.20. E também disse que “estou convosco todos os dias até a consumação dos séculosMateus 28.20. A presença de Jesus é real conosco e em todas as nossas reuniões, mas será que todos usufruem de todo o privilégio da presença de Deus?
Vejamos a história de uma mulher que não desperdiçou o privilégio da presença de Jesus.
Leitura Bíblica:
Lucas 8.43-48:
E estava ali certa mulher que havia doze anos vinha sofrendo de hemorragia e gastara tudo o que tinha com os médicos mas ninguém pudera curá-la. Ela chegou por trás dele, tocou na borda de seu manto, e imediatamente cessou sua hemorragia. Quem tocou em mim?
Perguntou Jesus. Como todos negassem, Pedro disse: “Mestre, a multidão se aglomera e te comprime”. Mas Jesus disse: “Alguém tocou em mim; eu sei que de mim saiu poder”.
Então a mulher, vendo que não conseguiria passar despercebida, veio tremendo e prostrou-se aos seus pés. Na presença de todo o povo contou por que tinha tocado nele e como fora instantaneamente curada. Então ele lhe disse: “Filha, a sua fé a curou Vá em paz”.

Introdução:
O texto bíblico nos mostra uma mulher e também uma multidão ao redor de Jesus. Ele era muito famoso por causa dos sinais e milagres que realizava. A maioria ali era de curiosos que queriam ver algum milagre, alguma coisa especial da parte de Jesus. Mas aquela mulher queria algo mais: queria tocar em Jesus, porque cria que se o fizesse seria curada.
Hoje também muitos se reúnem em cultos ou reuniões de células, mas quantos tocam realmente em Jesus?
Estão ao redor e próximos do Senhor, mas será que estão recebendo o poder de Jesus?
Deus não tem preferidos, e todos que o buscam o encontrarão, mas o fato é que nem todos o buscam e o tocam a ponto de receberem poder.
Aquela mulher doente e desesperada, o tocou de uma maneira diferente de todos os outros que ali estavam, que apenas encostavam ou pegavam em Jesus.
Quando nos reunimos em cultos, células, ou, reuniões de oração, quantos de verdade voltam para casa tendo recebido a virtude de Deus?
Quantos saem diferentes de como entraram? Quantos têm recebido algo da parte de Deus? Precisamos aprender que há um toque que faz a diferença.
Qual foi o segredo daquela mulher? Qual a chave para tocar no Senhor a ponto de receber dele um milagre?
Assim como a vida daquela mulher, qualquer um pode ter sua vida transformada pelo poder de Deus. Basta que toque o Senhor como ela tocou, e como realmente ela o fez?

1. A MULHER NÃO PERMITIU OBSTÁCULOS EM SUA BUSCA
Este é um dos segredos da benção dela e pode ser o nosso também. O Senhor falou: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coraçãoJeremias 29.13.
Muitos não recebem porque não procuram realmente, não aplicam o coração e não se empenham em buscar a Deus.
Aquela mulher tinha uma hemorragia terrível, que consumia sua vida e sua alma.
Mas essa mulher fraca e frágil enfrentou a multidão para tocar Jesus. Ela encarou todos os obstáculos e decidiu toca-lo e não deixar que ninguém a impedisse.
Tudo estava contra ela, tudo conspirava contra ela, mas ela não retrocedeu.
Reconhecia sua extrema necessidade e seu desespero foi a força que a moveu até a presença de Jesus.
Você se sente tão desesperado assim para ter um encontro com Deus?
Muitos não têm uma experiência mais intima e profunda com Deus porque não tem atitude resoluta de tocá-lo pela fé.
Resoluta, ela estava decidida, enérgica e determinada.
PERGUNTO?
Até onde vai sua disposição de receber de Deus, de tocar em Deus? Ele deseja ver até onde estamos dispostos, e decididos para tocá-lo, porque não há nada que o poder de Deus não possa resolver.
Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão”. Provérbios 8:17
Quando tu disseste: Buscai o meu rosto; o meu coração disse a ti: O teu rosto, Senhor, buscarei”. Salmos 27:8

2. ELA ENFRENTOU A MORTE PARA TER VIDA
Aquela mulher perdia sangue diariamente. Seu diagnóstico era sombrio naquela época.
Ela parecia morrer aos poucos de anemia e fraqueza constante. Além disso, enfrentava a segregação por causa da enfermidade, já que segundo a lei judaica, a mulher com fluxo de sangue não podia se aproximar ou se relacionar com ninguém.
Deveria viver confinada, em isolamento, quase como uma leprosa. Se fosse solteira, nunca poderia se casar; se fosse casada, não poderia jamais se relacionar com seu esposo.
E pior, não podia entrar no templo nem na sinagoga para adorar. Era considerada imunda.
Em tais condições, não poderia jamais se misturar à multidão sob a pena de ser apedrejada até a morte.
Mas ela não fez caso de sua vida; ao se aproximar de Jesus, era como se dissesse que preferia morrer a continuar vivendo daquele jeito.
Ela decidiu correr qualquer risco para tocar e receber a cura de Jesus. Ela demonstrou uma forte determinação para ter um encontro com Jesus, não aceitou aquela situação e mesmo muito fraca e cansada, buscou Jesus.
A sorte se lança no regaço (colo), mas do Senhor procede toda a determinação (decisão)”. Provérbios 16:33

3. ELA NÃO SE CONFORMOU EM SER INFELIZ
A atitude dela mostrou sua imensa indignação com aquela condição de vida. É impressionante como a maioria das pessoas se acomoda com coisas ruins e aceitam a infelicidade. Parece que muitos creem ser este o seu destino, alguns tem a consciência errada em dizer que o seu “Karma” é a infelicidade, ou seja, acreditam na mentira diabólica de que nasceram mesmo para sofrer e que pra eles a vida sempre será desastrosa.
Muitos não recebem de Deus porque se acostumam com a infelicidade e aceitam, por exemplo, um casamento ruim, um emprego ruim, uma saúde ruim, uma vida derrotada e espiritualmente fraca.
Aquela mulher tentara tudo com os médicos, gastou muito dinheiro e, apesar de doze anos sofrendo, não se acostumou com aquela situação e lutou para mudar de vida, ela não desistiu. Esse era seu principal segredo: dia após dia não se conformava com sua situação, entendia que não nasceu para ser assim.
Deu um basta e se levantou em espirito, prontidão de vontade, arrastou-se para buscar Jesus e tocá-lo com intensidade e fé.
Quem não tem atitude e se conforma com a derrota e a perda, não demonstra a fé que agrada a Deus.

4. ELA TOCOU COM FÉ
Há muitos que se aproximam de Deus por curiosidade, outros por mero emocionalismo e outros que o buscam com uma postura de mera investigação intelectual.
Mas o que a Palavra de Deus afirma categoricamente em Hebreus 11.6 é:
Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam”.
Ela aproximou-se de Jesus crendo que Ele poderia curá-la e mudar por completo a sua história tão triste e difícil. Ela acreditou que Jesus é a cura para a sua alma ferida. Ela acreditou que Jesus é a cura para a dor do abandono, Ela acreditou que Jesus é a cura para a sua enfermidade física.
Precisamos aprender com ela, que somente o toque da fé libera o poder de Deus sobre nós. Jesus disse que a fé daquela mulher foi a chave para a sua cura e a sua benção.
Se temos uma fé genuína, demonstraremos todos os outros elementos anteriores citados nessa palavra: A fé genuína desconsidera os obstáculos e dificuldades e insiste em buscar a Deus, a pagar o preço da própria vida e se não se conforma com o “status quo”, mas busca nova vida em Jesus.
Status Quo significa:
Estado atual, está relacionado ao estado de fatos, situações e coisas, independente do momento.

Conclusão e desafios:
Há um poder disponível para mudar a sua vida. Basta um simples toque de fé em Jesus. A sua história pode ser completamente mudada por causa de um único toque. Muitos estarão apenas observando Jesus à distância, apenas curiosos e interessados em vê-lo, mas ao se aproximar-se dele pela fé, reconhecendo sua necessidade real e extrema de salvação, cura e mudança, você poderá tocar em Jesus e receber dele o poder para mudar de vida.
Precisamos sentir um grande cansaço do tipo de vida que levamos e desejar ardentemente uma mudança radical.
Precisamos superar os obstáculos da incredulidade, do medo da opinião dos outros, do preconceito contra a igreja, da acomodação e de qualquer coisa que me afaste de Jesus.
Precisamos decidir firmemente buscá-lo e ter uma forte determinação de nos aproximarmos tanto a ponto de toca-lo. Isto fala de uma busca por intimidade com Jesus e não apenas um seguir à distância.

Share on Google Plus

About Euler Eufrásio de Souza

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

  1. Estou a tentar visitar todos os seguidores do Peregrino E Servo, pois por uma acção do google meu perfil sumiu e estava a seguir o seu blog sem foto e agora tive de voltar a seguir, com outra foto. Aproveito para deixar um fraterno abraço e muita paz e saúde.
    António Jesus Batalha.

    ResponderExcluir