Seja bem-vindo ª

Seja bem-vindo ª

Crescimento Espiritual

Crescimento Espiritual
Texto base:
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino
1 Coríntios 13:11

Introdução:
O propósito do sermão é falar sobre crescimento espiritual, crescimento em intimidade com Deus nosso Senhor.
O projeto mais importante em nossas vidas, deve ser, o propósito de conhecer Deus mais de perto, conhecer mais de Sua poderosa vontade para nós; e assim crescermos na vida espiritual.
Deve ser compreendido por nós, que em apenas um sermão não poderemos abordar sobre todos os pontos necessários para o crescimento espiritual; más, entendo que as verdades a seguir, são de fundamental importância para nosso crescimento espiritual.
Há muitos formas e pontos para crescermos na vida cristã e na comunhão com Deus, precisamos crescer, então abordaremos alguns princípios de crescimento.
São eles:

1.      Aprender a esquecer
Apostolo Paulo ao escrever aos irmãos de FILIPOS, ele fala de perdas e sofrimentos, e logo no versículo primeiro do capitulo três ele escreve: “Irmão regozijai no Senhor, eu vos escrevo as mesmas coisas, e não me importo, é segurança para vós”.
No versículo segundo ele diz para que os irmãos tenham “Cuidado com os cães, cuidado com esses que praticam o mal, cuidado com a falsa circuncisão”. Filipenses 3:2
No versículo sete Paulo passa a considerar as percas por causa de Cristo, no versículo oito ele considera tudo que perdeu como esterco (bosta de animal).
Paulo me ensina a não lamentar com as percas, Paulo diz aos Filipense: “Quero conhecer a Cristo (quero crescer no conhecimento de Cristo), ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte
para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos”.
Filipenses 3:10,11
Paulo nos ensina a olhar para frente, seu projeto de vida era unicamente viver em Deus, mover em Deus, respirar Deus; disposto até mesmo esquecer de decepções, percas financeiras, tribulações e prisões. Paulo me ensina que devo buscar a Deus e conhece-lo de perto, como Jó devemos ver com os olhos; isto é, intimidade com Deus. Jó desenvolveu se na fé em meio as provações, aprendeu a conhecer a Deus de perto.

Paulo escreve ainda aos filipenses dizendo: Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante,
prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.
Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma, e se em algum aspecto vocês pensam de modo diferente, isso também Deus lhes esclarecerá.
Tão-somente vivamos de acordo com o que já alcançamos Filipenses 3:13-16

Esqueça dos problemas do passado, de frustrações espirituais, frustações emocionais, frustrações familiares. De certa forma esqueça-se até de bênçãos que você recebeu, porém, você ficou engessado espiritualmente para receber novas bênçãos e contar novos testemunhos.
Não fique preso no passado, com a ideia que já foi suficiente o que Deus fez, nada poderá impedir o nosso crescimento espiritual em Deus, Ele fará nova todas as coisas.
Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;
Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e alicerçados em amor,
Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade,
E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.
Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,
A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém
”. Efésios 3:16-21

Devemos esquecer erros e pecados cometidos, pecados devem ser confessados e deixados para atrás. Não permita que acusações do inimigo prenda a sua vida no passado da acusação. “Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados”. Isaías 43:25
Esquecer de suas falhas, significa: “SE PERDOAR”.
Muitos ficam lamuriando de algo que já foi perdoado por Deus, levante a cabeça e não martirize-se, pois, a palavra diz: “Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica”. Romanos 8:33

2.      Aprenda a perdoar
Já aprendemos em mensagens anteriores, que falar de GRAÇA de Deus, é falar da capacidade de recebe-la, e de oferece-la aos outros. Perdoar é a capacidade de dar outra chance as pessoas, isto, 70x7 (Mt.18.21:22)
Perdão não veio da natureza, perdão veio do céu; o perdão veio do céu quando Cristo desceu do esplendor da glória para sofrer a morte e morte de cruz, com isto, Jesus nos fez cidadãos do céu. Filho herda as características do Pai, herdamos de Deus nosso Pai a capacidade de perdoar.
Perdoar é dá o que recebemos, fomos perdoados, por isso, perdoamos uns aos outros; em Mateus 6.12 disse Jesus nosso senhor: “Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores
Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus. Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso. Não julguem, e vocês não serão julgados. Não condenem, e não serão condenados. Perdoem, e serão perdoados. Dêem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem, também será usada para medir vocês". Lucas 6:35-38

Perdoar é GRAÇA, é favor imerecido, não merecíamos e fomos perdoados, o amigo não merece e nós o perdoamos. SÓ PODEMOS PERDOAR QUEM NÃO MERECE PERDÃO.
Perdoar é liberar quem nos deve; más também é liberarmos a nós mesmo para crescermos espiritualmente, pelo o caminho do perdão conheceremos Deus de perto.

3.      Aprenda a orar
Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido João 15:7
Para revigorar nossas vidas espirituais, devemos crescer espiritualmente por meio da oração. Temos um tesouro de bênçãos espirituais reservado a nós (Ef 1.3).
Receberemos vigor, favor, bênçãos e renovo se pedirmos ao Pai; Jesus afirmou aos seus discípulos em João 16.24Até agora vocês não pediram nada em meu nome. Peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa”.
Todo crescimento espiritual é conquistado de joelhos, gastando tempo em oração e aprendendo a orar, a interceder e também a ouvir a Deus e seguir suas instruções. Alguém já disse que na vida espiritual, muita oração significa muito poder, pouca oração, pouco poder e nenhuma oração, nenhum poder! Separe um horário marcado para orar diariamente e mantenha-se em oração e comunhão com Deus onde quer que esteja. Ele o guiará e sua vida espiritual crescerá imensamente.
Onde é o seu quarto de guerra?
Você tem um lugar para guerrear em oração?


4.      Aprenda crê
Marcos 11.24 diz “que tudo quanto pedirmos em oração, crendo que receberemos”, assim será conosco.
Se o buscarmos com fé, a Bíblia afirma que Ele nos responderá. A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus.
A fé é apanhar as irrealidades da esperança e trazê-las para a dimensão da realidade. A fé dirá a respeito de si mesma tudo quanto a Palavra diz, porque fé em Deus é simplesmente, fé na Sua Palavra.
A fé de Tomé não é fé.
Quando queremos ver ou tocar antes de crer não poderemos dizer que temos fé.
A verdadeira fé é aquela de Abraão que creu contra a esperança para vir a ser pai de muitas nações. Sem ver para onde ia, saiu em obediência à palavra de Deus para ele.
Eu não creio em cura porque vi alguém sendo curado. Eu creio porque a Palavra de Deus assim o declara.
Precisamos aprender a crer para que não andemos ansiosos por coisa alguma. Crescer espiritualmente significa crescer em fé, em experiências com Deus, em obediência a Deus, em arriscar andar na direção de Deus, em permitir que Ele nos guie, em arriscar esperar até que Ele nos direcione.
Obedeça ao Espírito Santo, obedeça irrestritamente à palavra de Deus, mesmo que pareça difícil ou estranho, aprenda pôr a fé em ação.

5.      Aprenda adorar
No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, “em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade”. São estes os adoradores que o Pai procura (João 4.23).
Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Sujeitem-se uns aos outros, por temos a Cristo. Efésios 5.18-21
A Bíblia claramente afirma que nos enchemos do Espírito Santo também através de nossas atitudes e Paulo destaca, em Efésios, a importância de cantar, louvar e agradecer de coração ao Senhor para sermos continuamente renovados. A adoração desenvolve fome da presença do Senhor.
O lugar de comunhão com Deus não é apenas na igreja ou célula, mas em nosso coração e em nosso espírito.
Somos o santuário de Deus (1Co 6.19) e crescemos ao viver um contínuo culto de adoração a Ele, andando onde quer que seja debaixo de convicção de Sua presença e em atitude de temor, devoção e louvor por tudo.
Dar graças em tudo nos fortalece.
Separe pelo menos 30 minutos do seu para dia para ter um momento a sós com Deus.
Nesse tempo, ore, adore a Deus através de músicas, salmos, orações e não deixe de ler uma porção das Escrituras.

6.      Aprenda a testemunhar
Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. Atos 1.8
A nossa boca deve falar daquilo que o nosso coração está cheio. Somos chamados a testemunhar de Jesus em todo o lugar.
Este é nosso desafio para 2016.
UMA IGREJA DESEGNADA A DAR FRUTOS “Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome”. João 15:16
QUEM NOS ESCOLHEU FOI DEUS.
Testemunhe o quanto puder, em todos os lugares e oportunidades, e veja sua vida espiritual crescendo em ousadia e comprometimento com Jesus e com seu Reino.

7.      Aprenda a dar
Dêem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem também será usada para medir vocês”. Lucas 6.38
Algumas pessoas contribuem simplesmente por obrigação e, assim, deixam de receber o melhor de Deus.
Outras pessoas contribuem meramente para receber uma bênção e, assim, deixam de receber por causa de sua motivação egoísta.
Aprenda a contribuir com ofertas e dízimos e experimente o cumprimento dessa promessa em sua vida.
Aprenda a dar também mais amor, atenção, respeito e até ajuda financeira a quem precisar, pois está escrito:
Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá. Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé”.  Gálatas 6.7-10

Conclusão:
Sete princípios para crescermos espiritualmente em 2016.
Vamos relembrá-los?

·         Aprenda a esquecer;
·         Aprenda a perdoar;
·         Aprenda a orar;
·         Aprenda a crer;
·         Aprenda a adorar;
·         Aprenda a testemunhar;
·         Aprenda a dar.

O que você pode e deve fazer para colocar em prática cada um desses princípios em sua vida?
Em quais deles você mais precisa investir tempo e esforços
Share on Google Plus

About Euler Eufrásio de Souza

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário