Seja bem-vindo ª

Seja bem-vindo ª

Os evangelhos em Avivamento

 Ministrada Pr. Euler Souza na IBC ILHA

Bem amigos, ao deparar com um tema tão rico sobre o avivamento advindo do próprio Senhor e fundador, pedra angular da igreja, posso afirmar mediante a leitura diária exposta em nossa revista um ponto que resume O AVIVAMENTO NO NOVO TESTAMENTO em que tange os evangelho.
Este ponto é:

     Autoridade do evangelho, e tudo que essa mensagem aborda.

Autoridade é o direito de ordenar, decidir, atuar e de se fazer obedecer.

Spurgeon disse que:

“A igreja não determina o que a bíblia ensina, é a bíblia quem determina o que a igreja deve ensinar”.

“Ora irmãos, se desejamos conhecer o poder do evangelho nós devemos nos entregar completamento ao autor das escrituras.” Pr. Euler Souza

Vamos ler de forma alternada o texto base deste esboço a começar no que está no evangelho de João 4:7.15.

"Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.

Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.

Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).

Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.

Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?

És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?

Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;

Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.

Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la." João 4:7-15

A nossa introdução está no panorama sobre um Avivamento do Novo Testamento. Vamos tratar de um Avivamento trago pelo próprio Filho de Deus, avivamento este também nos é apresentado pelos homens comissionados, nomeados, discípulos ou pessoas de confiança para proclamar as boas novas desde Jerusalém até aos confins da terra.

Receberam eles naqueles dias a mais poderosa mensagem que já ouviram que é a própria mensagem do Reino de Deus. Palavra essa que alcançou em nossos dias cada um de nós e que trará, novas de grande alegria futuras gerações seja em todas as línguas, tribos e nações.

Até que o conhecimento de Deus cubra toda a terra, assim como as águas cobrem o mar.

 

“Avivamento não é descer a rua com um grande tambor, más é subir ao calvário em grande choro”. Billy Graham

E aí nos deparamos com o primeiro tópico que nos convida a subir o Calvário com Cristo.

 

O AVIVAMENTO NOS EVANGELHOS

E o fato que está diante de seus olhos é que Deus está se fazendo ser conhecido pelos homens por meio de seu Filho unigênito.

Em Hebreus está escrito: Deus, depois de ter falado muitas vezes e em diversos modos através dos profetas ultimamente, nestes dias, falou através do seu Filho” (Heb 1,1-3)

Ou seja, os discípulos bem como João, Mateus, Marcos estavam conhecendo de excelências das boas nossas por meio do Filho, a palavra viva, o Justo.

 

Então vamos começar pelo evangelho de João, sobre este avivamento descrito nos  evangelhos.

A.      O avivamento no ev. De João -  

Essa palavra vem de João o último dos apóstolos a morrer e que em vida escreveu movido pelo o Espirito Santo de Deus este evangelho. Com uma abordagem diferente dos demais, João escreve aproximadamente os anos 80 e 95 D.C.

 

O texto base de hoje está por destacar o encontro de Jesus com a mulher samaritana.

E aqui já temos um contexto histórico.

 

Os judeus não se davam com os samaritanos porque eles consideravam os samaritanos um povo mestiço e sincrético. É só estudar sobre a divisão de reinos após a morte de Salomão filho de Davi. Más em fim, isso é para outra mensagem. O fato é que os judeus odiavam os samaritanos por entender que não eram raça pura, mistura com outros povos.

Ex: Filho de alemão que casou com filha de brasileiro.

 

Más voltando ao momento que Jesus encontra com a Samaritana ali no poço, o Cristo lhe pediu água e, logo após Jesus oferece água; de fato, uma água diferente.

 

Leia o texto.

"Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna." João 4:14

Este texto em questão, narra que a água física representa a sede que vai e depois volta, de saciedades temporárias que em um instante realiza e logo após busca-se a beber de novo. Texto fala do defeito do terreno humano, como um prazer que nunca é completo, uma satisfação que nunca é total; quem têm sede voltará a ter sede de novo.

Devemos nos fazer algumas perguntas investigativas no texto.

·         Quem era aquela mulher?

·         Como estava a vida dela espiritual?

·         Família, como estava?

·         Matrimonio?

 

O que Jesus veio trazer pra ela, é o mesmo que trouxe pra todos nós.

·         Jesus veio preencher o vazio da alma com salvação.

·         E Jesus veio sanar as necessidades espirituais e emocionais do ser humano.

Só Jesus faz isto!

 

“UMA ÁGUA DIFERENTE É REVELADA AOS HOMENS”

O encontro do Salvador com essa mulher Samaritana nos mostra o fruto do poder da mensagem divina, ela traz vida para os que estão mortos espiritualmente.

"Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.

E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, ..." Colossenses 2:12,13.

Ou seja,

·         o seu pecado ofendeu a Deus.

·         A vida pecaminosa diante de um Deus Santo é um discurso de ódio para os ouvidos do Senhor.

 

 Más, Deus em Cristo perdoou as nossas ofensas!

·         Isso mostra que a morte foi conquistada, e que uma vida nova nos foi conferida, através do poder de Deus.

·         A fé se apossa dessa realidade.

«...poder...» No grego temos «energeia», o «poder ativo de Deus», que opera ativamente nos crentes, através do Espírito Santo, o qual os converte, regenera, santifica e transforma segundo a imagem de Cristo.

O avivamento é isso, o poder de ativo que transforma vidas na mente, alma e espirito.

 

B.      O AVIVAMENTO EM MATEUS.

Escrito no 60 D.C este é considerado o evangelho do reino o Evangelho do Rei.

E algumas vezes podemos encontrar as expressões como,

·         O Reino dos céus.

·         Reino.

·         Reino de Deus.

Essas expressões citadas de Reino aparecem por mais de 29 vezes como destaque neste evangelho.

O evangelho segundo relatou Mateus têm o propósito de revelar aos judeus e ao mundo inteiro que JESUS é o MESSIAS PROMETIDO descrito no A.T através dos profetas.

 

Mergulhe agora no texto a seguir.

"E, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zebulom e Naftali;

Para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías, que diz:

A terra de Zebulom, e a terra de Naftali, Junto ao caminho do mar, além do Jordão, A Galiléia das nações;

O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou.

Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus." Mateus 4:13-17.

O texto de Mateus nos fala da maior libertação de todas que o ser humano pode obter. A maior libertação de todas!

Observe a cena.

“É uma grande e poderosa luz, era muito brilhante e intensa. Essa Luz se levanta em Cafarnaum, e os raios dessa luz brilham sobre as ondas do mar de Tiberíades (Mar da Galileia). Ao ponto que os outros povos do interior também veem, conseguem ver essa luz”.

Isso é avivamento!

Essa luz, brilha sobre um povo que jazia nas trevas, seres humanos que literalmente viviam e, moravam em trevas. Eles habitavam em trevas, bem como a morte era a companheira constante daqueles que viviam em escuridão.

Segundo o padrão bíblico do N.T, as sagradas escrituras nos ensinam que a vida sem a iluminação espiritual é triste; mesmo que o homem natural intensifique o contrário em seus frágeis esforços humanos, nada será capaz de suprir essa pobre alma.

A não ser que do céu seja lhe dado, nada será capaz de lhe suprir ou satisfazer completamente se do Senhor da igreja não receber.

Más eu lhes digo sobre o punho de João, guiado pelo Espírito: "Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.

"E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam." João 1:4.5.

 

“Más das regiões da Galileia começou a pregar Jesus!”

O reino de Deus é a recompensa, más o arrependimento é condição. Pr. Euler Souza

 

Imagine Mateus preparando um sermão, contextualizando a pregação de Jesus lendo os escritos do profeta Isaías ali no capitulo 9:

“Um povo em trevas, eles estavam assentados no vale da sombra da morte. De repente a grande luz que raiou ao ponto que alcançou outras cidades. Quem era? Era Jesus pregando arrependimento! Jesus declarando que chegou o REINO DE DEUS!”

Mateus diz: “Galileia de todas as nações”

Jesus é luz para toda língua tribo e nação que por ventura esteja assentado no vale da sombra da morte. “Arrependei-vos, o Reino de Deus chegou.”

 

O avivamento de Mateus leva o homem pecador pelo caminho do arrependimento a subir o calvário para conhecer as excelências da glória do Reino de Deus.

 

C.       O AVIVAMENTO EM MARCOS

No evangelho de Marcos é apresentado como o servo, e isso está demonstrado em três aspecto:

1.       Jesus é o servo vencedor sobre as enfermidades, vencedor sobre os demônios, vencedor os demônios, vencedor sobre as forças da natureza, e principalmente, Jesus é o vencedor sobre a morte.

2.       Jesus é apresentado pelo evangelista como o servo sofredor, maltratado pelos lideres judaicos, maltratado pelos sacerdotes, traído por Judas seu discípulo que comia em sua mesa. Jesus é apresentado como o servo humilhado pelos soldados romanos (Mc 14 e 15).

3.       Marcos apresenta Jesus como o servo triunfante. Onde o anjo de Deus disse as mulheres que foram ao tumulo: “(...) já ressuscitou, não está aqui”.

Ele morreu más ressuscitou, no sepulcro Ele não está.

·         Ele vive!

·         Ele venceu o pecado!

·         Ele venceu a morte!

·         Ele venceu o mundo!

·         Ele, Jesus venceu o Maligno!

Avivamento exporta dos mais altos céus para a tua alma, o poder de Cristo pela vitória da cruz.

O avivamento de Marcos representa a vitória de Cristo que também recebemos sobre todo o mal, mesmo pelas aflições da vida; porém de certo que com Ele também morremos e também com Ele viveremos e já vencemos a morte. I Cor 15 afirma que Cristo nos deu a vitória sobre a lei, o pecado e a morte.  

 

D.      O AVIVAMENTO NO EVANGELHO DE LUCAS

Lucas era alguém tão especial para o apostolo Paulo que quando ele escreve aos colossenses no capitulo 4.14 este diz: “o médico amado”.

Pelos estudiosos, este evangelho relatado por Lucas é conhecido como, “o evangelho do Filho do Homem” (Lc 19.10).

No evangelho do Filho do Homem (Lucas), nós temos 24 capítulos, 24 parábolas e ainda temos 21 milagres.

·         O evangelho de Lucas traz uma ênfase especial sobre a oração.

·         Traz uma ênfase especial sobre a atividade do Espirito Santo.

·         Ao mesmo tempo que ele apresenta Jesus como o Filho de Deus, este evangelho mostra como Jesus amava as crianças, as mulheres e o seu cuidado com os pobres.

Lucas é o que retrata melhor a humanidade de Jesus.

Enquanto o amor do mundo esfria pela multiplicação da iniquidade, o amor de Cristo nos constrange ao ponto de sermos transformados na mesma imagem do Senhor.

“O amor do mundo esfria, o nosso renova.”

 

Lucas traz singularidades, detalhes do nascimento de Jesus (L2.1-7). Lucas relata a forma magnifica e sobrenatural vista a olho nu visto pelos pastores com a mensagem dos anjos (Lc 2.10-14).

Era o novo de Deus naquele momento para Israel e para o mundo. Era o avivamento enviado dos céus.

O avivamento vem de Deus, e ele traz coisas novas como:

·         Uma nova mente (Rm12.2).

·         Uma nova vida (Col 3:11).

Em 2 Coríntios 5:17 diz “que tudo se fez novo”.

O avivamento que vem de Deus, ele necessariamente transforma vidas. Promove boas mudanças. Por isso que o avivamento de Lucas é o avivamento enviado dos céus.

 

Conclusão:

O verdadeiro avivamento suscita transformação de mente, conduz milhares de milhares ao evangelho puro e genuíno de Cristo.

O avivamento leva as pessoas a viverem uma nova vida em Jesus, elas estavam em trevas, porém agora são filhos da luz.

Uma pessoa em avivamento, deseja o Deus da obra e fazer a obra de Deus. Você se torna uma testemunha poderosa de Deus no mundo dos homens!

Após a descida do Espirito Santo o sermão de Pedro foi sobre o Cristo crucificado e, quase 3 mil pessoas receberam uma nova vida em Jesus.


Share on Google Plus

About Euler Eufrásio de Souza

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários: