Seja bem-vindo ª

Seja bem-vindo ª

Receba a sua coroa

Receba a sua coroa

 TEXTO BASE: Marcos 15:17

 INTRODUÇÃO:
Antes de morrer na cruz do calvário, Jesus foi açoitado pelos soldados romanos e recebeu uma coroa de espinhos. Esse sacrifício foi feito em nosso lugar, já que nós merecíamos a condenação pelos pecados. Mas o amor de Deus é enorme, e a morte de Jesus, além de nos livrar da escravidão do pecado e nos reconciliar com Deus, permitiu que o Senhor preparasse coroas para Seus filhos.
O coroado é aquele que tem dignidade soberana
A Bíblia menciona cinco diferentes coroas preparadas para os filhos de Deus. Quando aceitamos Jesus Cristo como nosso único Salvador e Senhor, recebemos a vida eterna, além de podermos ser presenteados com algumas dessas coroas. Vejamos:

1) A coroa da vida (Apocalipse 2:10, Tiago 1:12)
Igreja de Esmirna “Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”.
Apocalipse 2:10
Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.
Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado,
gera a morte”.
Tiago 1:12-15
Essa coroa é entregue àqueles que perseveram na tribulação, àqueles que são colocados à prova e, mesmo assim, se mantêm fiéis ao Senhor. É dada aos filhos que não se intimidam, não se misturam com as coisas do mundo, não cedem às pressões do inimigo e morrem em nome de Jesus se preciso for.

2) A coroa da justiça (2 Timóteo 4:8)
Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda
”.
2 Timóteo 4:7,8
Essa coroa é entregue àqueles que cumprem todos os propósitos de Deus para as suas vidas, que permanecem firmes na Palavra e que vivem em função do Reino, esperando com expectativa pela volta de Jesus.

3) A coroa da alegria (1 Tessalonicenses 2:19)
Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda?
Na verdade vós sois a nossa glória e gozo
”.
1 Tessalonicenses 2:19,20
Peixes é resposta de uma boa pesca, metas alcançadas e resultado eficaz é a resposta de um trabalho com empenho, ALMAS é o resultado do ministério que agrada a Deus.
Essa coroa é entregue àqueles que ganham almas para Cristo. Não existe alegria maior do que levar uma vida que estava perdida aos pés do Senhor! Não existe alegria maior do que gerar filhos espirituais. Tanto é verdade que há festa no céu quando um pecador se arrepende de suas práticas e se volta para o Pai.

4) A coroa de Glória (1 Pedro 5:4)
Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:
Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto
;
Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.
E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória
”.
1 Pedro 5:1-4
Cuidar de vidas é o dever do, presbítero, pastor, do missionário, do bispo, do diácono, da igreja.
A palavra presbítero, bispo, pastor e ancião traz o mesmo sentido entre si, porém, aplicando as vezes funções distintas. Para nós Batistas a palavra PASTOR engloba todas as outras.
Más para edificar e cuidar do rebanho sabemos que há a figura do pastor, más, qual marido que não apascenta a sua casa, qual amigo que não apascenta o seu irmão, qual mãe que não apascenta o seu filho.
Deus usa pessoas de exemplo pra outras pessoas,
Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus”. 2 Timóteo 1:13
“...e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas”.
Mateus 11:29
Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa das aflições do evangelho segundo o poder de Deus,” 2 Timóteo 1:8
Apascentar não é dever apenas do pastor ou dos nomes sinônimos citados acima e sim é o dever dos fiéis a Deus e seu reino. E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros”. 2 Timóteo 2:2
Essa coroa da glória, é entregue àqueles que edificam a Igreja de Cristo na terra. É um privilégio muito grande pastorear, apascentar, alimentar e cuidar do rebanho do Senhor. Essa coroa é entregue àqueles que exercem esse chamado com boa vontade, obediência e amor. É dada àqueles que dão a própria vida por uma ovelha, se preciso for.

5) A coroa que dura para sempre (1 Coríntios 9:25)
E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível”.
1 Coríntios 9:25
Essa coroa é entregue àqueles que concluem a carreira cristã com disciplina e fidelidade. É entregue àqueles que não se deixaram desviar pelas coisas que o mundo pode lhes oferecer, tampouco desanimaram no meio do caminho.
A honra não está em como si começa e sim como si termina, JUDAS começou bem e terminou mal, o LADRÃO na cruz começou mal, más, terminou bem!
Toda a escrita de Paulo fora assim Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais.
E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei.
Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.
Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.
E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele.
Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.
Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar.
Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado
”.
1 Coríntios 9:19-27

CONCLUSÃO:
É por essas e outras razões que Paulo, em um momento em que foi cheio do Espírito Santo e tomado pelo entusiasmo, afirmou: "Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada" (Romanos 8:18).
PARA REFLETIR:
·         Você tem se esforçado para conquistar essas coroas preparadas por Deus para Seus filhos?
·         O que você tem feito para merecê-las?

·         Acha que pode fazer mais? O quê?
Share on Google Plus

About Euler Eufrásio de Souza

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário