Seja bem-vindo ª

Seja bem-vindo ª

SUPERANDO O FRACASSO

SUPERANDO FRACASSO
Provérbios 24.10

Introdução:
Precisamos aprender a ver o fracasso por um aspecto positivo. Wiliam James disse que "nós podemos mudar nossas vidas alterando a nossa atitude mental".
Salomão nos exorta: "Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequenaPv 24.10.
Paulo nos ensina que a nossa forma de pensar determina a nossa vida. Santificação começa na mente: "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso que ocupe o vosso pensamento" (Fp 4.8).
Paul J. Meywr diz: "A vida é 10% daquilo que acontece comigo e 90% de como eu reajo a isto".
O fracasso faz parte da vida de qualquer pessoa. Ele é inevitável e inerente a natureza humana. Ele não é um inimigo, uma "maldição hereditária", um acontecimento irreversível ou definitivo. Considere o fracasso como o preço ou uma taxa que você paga pelo progresso. Davi declara: "Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra" (Sl 34.19)

John Maxwell apresenta algumas razões porque as pessoas fracassam:

1. INCAPACIDADE DE LIDAR COM PESSOAS
Para J. Maxwell, uma pessoa precisa de quatro coisas para ser bem-sucedida na família ou em qualquer lugar: RELACIONAMENTOS, EQUIPE, ATITUDE E LIDERANÇA. Todas elas estão ligadas ao relacionamento interpessoal. E cada vez mais as pessoas estão encontrando dificuldades em ser gente. A igreja é constituída por pessoas complicadas que tem dificuldades de iniciar e manter um relacionamento equilibrado.
T. Roosevelt disse: "O ingrediente mais importante da fórmula do sucesso é saber como se dá bem com pessoas".
Em II Reis capitulo 4, a bíblia narra a história de uma viúva que herdou dividas de seu falecido marido, este servia o profeta, porém, após a sua morte os credores queriam levar os filhos dos braços de sua viúva, esta implorando a ajuda do profeta Eliseu, essa mulher em dificuldades o disse:
Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos”. 2 Reis 4:1
O profeta Eliseu ao perguntar o que a mesma tinha em casa, ela então o respondeu dizendo:
Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite”. 2 Reis 4:2
Você conhecendo este fato histórico da multiplicação do azeite, onde o Deus do profeta operou por meio de sua vida, mudando a história daquela que até então estava endividada. Observando melhor o texto, perceberemos que Deus usou mais pessoas para fazer o milagre na vida da viúva e de seus filhos.
Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas”. 2 Reis 4:3
Podemos supor que ela se dava muito bem com seus vizinhos, podemos crê que Deus usou aquelas pessoas, sim, elas foram usadas por Deus para que o AZEITE fosse multiplicado em muitas vasilhas de forma abundante. Deus usou gente, ou seja, pessoas para abençoar e supri todas as necessidades daquela mãe juntamente com seu filhos.
Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia.
E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse: Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou.
Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto”. 2 Reis 4:5-7
Cuide bem de pessoas, porquê todo ser humano, é uma porta de Deus em potencial para as nossas vidas, Deus irá usar pessoas para te promover a lugares altos, o rei Artaxerxes foi aquele que deu cartas a Neemias, uma espécie de passaportes, para que ele passasse pelos governadores para que chegasse a Judá (Neemias cap 2), Deus usou Ciro, um homem idolatra e que adorava os deuses da Pérsia, para libertar o povo de Israel das mãos opressoras de Babilônia (Is 45.1, Dn 5.28)  e para reedificar a casa do Senhor em Jerusalém. “Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor Deus dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá”. Esdras 1:2
De fato: "O ingrediente mais importante da fórmula do sucesso é saber como se dá bem com pessoas".



2. ESTAR NO LUGAR ERRADO
Deus tem um plano ou um propósito para as nossas vidas. Este plano envolve missão, tempo e local. Precisamos ser a pessoa certa, na hora certa e no lugar certo.
Uma pessoa no lugar errado é um problema. A Bíblia nos ensina acerca do profeta Jonas. Ele fugiu do propósito de Deus e enquanto fugia, ele era um problema. Ele confessa aos seus companheiros de barco, em meio a uma grande tempestade dizendo: "porque eu sei que, por minha causa, vos sobreveio esta grande tempestadeJn 1.12

3. FALTA DE SONHO OU OBJETIVO
Deus criou cada pessoa com um propósito (objetivo), para o louvor de sua glória. Jesus conquistou pessoas para atingir  objetivos. Paulo confessa: "Prossigo para conquistar aquilo (objetivo) para o que também fui conquistado por Cristo Jesus... Prossigo para o alvo..." Fp 3.14
Sucesso é viver no propósito de Deus, e infelizmente, muitos não pensam assim.
Don Marquis disse:  "Em nosso mundo as pessoas não sabem o que querem, mas estão dispostas a tudo para consegui-lo". Devemos saber o que queremos.

4. FALTA DE FOCO
Focar é priorizar. É colocar "em primeiro lugar" Mt 6.33. Observe que prioridade relaciona-se com o uso do tempo. É como se diz: "O seu tempo é subordinado às suas prioridades, porque o que você escolhe fazer, você criará tempo para fazê-lo". Muitos fracassam por causa da dispersão.

5. FALTA DE COMPROMISSO
Compromisso é dedicação e envolvimento. Quando um objetivo é priorizado exige-se dedicação. Jesus declara que onde estiver o nosso tesouro ai estará o nosso coração.
Pense no seu último fracasso: Você parou porque fracassou ou fracassou porque parou? 
A Bíblia declara: "Tudo quando fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens" Cl 3.23

6. INDISPOSIÇÃO PARA MUDAR
A inflexibilidade é o maior inimigo do sucesso e das realizações. As pessoas fracassam porque não estão dispostas a mudar.
Somente Deus é imutável e somente Ele é perfeito e auto existente. A mensagem fundamental do Evangelho é o "arrependimento", isto é, Deus exigindo de cada um a mudança de mente, sentimentos e hábitos, e mudança de direção. A vida cristã é caracterizada por um andar em "novidade de vida" (Rm 6.4).

7. A MENTALIDADE DO CAMINHO MAIS CURTO
A vitória pertence aos que mais perseveram. Evite e desconfie dos caminhos fáceis.
Exemplo: propostas de entrar em pirâmides
Cortar caminho revela impaciência, falta de auto disciplina e, muitas vezes, caráter.
Lembre-se do ensino de Jesus sobre o caminho estreito versus o caminho largo. O caminho escolhido determina o resultado no final.
A Bíblia exorta: "Corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta" Hb 12.2
O sucesso é para aqueles que perseveram no caminho certo.

8. CONFIAR APENAS NO TALENTO HUMANO
A auto confiança é boa, não se tornando em soberba. A soberba leva a pessoa a superestimar o seu valor e a sua competência. A causa básica do fracasso é a soberba, Salomão dizia que a soberba precede a ruína. Paulo diz: Não pense de si mesmo além do que convém...” Rm 12.3
 “Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo Gálatas 6:3
Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer
.
João 15:1-5
Precisamos de Jesus em todos os empreendimentos de nossas vidas, seja, ministério, família, trabalho, relacionamentos e outros; precisamos também de pessoas que Deus levantará como Ur e Arão para sustentar os nossos braços, e assim, superar os fracassos em nossas vidas!

Conclusão:

Aprendemos hoje que:
  ü  Devemos aprender a lidar com pessoas, porquê, Deus usa pessoas para abençoar pessoas.
"O ingrediente mais importante da fórmula do sucesso é saber como se dá bem com pessoas"
  ü  Aprendemos a ser pessoas certas em lugares certos, como MISSÃO, TEMPO e LOCAL.
  ü  Aprendemos a sonhar e lutar para que sonhos se tornem realidade.
  ü  Aprendemos a ter foco na vida, vida sem foco é uma vida sem realizações, Deus quer que você seja realizado!
  ü  Aprendemos a ter compromisso, dedicação e envolvimento, pois, todo empreendimento gera dedicação.
  ü  Aprendemos que para vivermos um nova vida, colher novos frutos, temos que está dispostos a mudar.
Quando você quer algo que nunca teve, você deve fazer algo que nunca fez”.
Nunca é tarde demais, para ser quem você poderia ter sido”.
  ü  Aprendemos que cortar caminhos revela impaciência, falta de disciplina. O caminho estreito, difícil, na maioria de vezes é o caminho da VITÓRIA.
O sabor da vitória pertence aos perseverantes.
  ü  Aprendemos que o soberbo é rejeitado pelos homens e por Deus e sua ruína está iminente, más, devemos crê no talento, dom, capacidade e unção que Deus nos deu para vencer, pois, Deus já nos deu tudo para dar certo!
Exemplos:
·         Davi tinha confiança no Senhor, más, também tinha fé, funda e pedra para enfrentar a Golias.
·         Neemias tinha o Senhor e um copo com vinho para receber o favor do rei.
·         Moisés tinha o Senhor e um cajado
·         Nós temos o poder do NOME de JESUS e a PRESENÇA do ESPIRITO SANTO dentro de nós.
A habilidade ou o talento humano só produz êxito com a benção de Deus. A dependência de Deus é o segredo do sucesso. "DAVI LOGRAVA BOM ÊXITO EM TODOS OS SEUS EMPREENDIMENTOS, POIS O SENHOR ERA COM ELE".
E Davi se conduzia com prudência em todos os seus caminhos, e o SENHOR era com ele”.  1 Samuel 18:14
O ano 2015 foi cheio de realizações e fracassos. Encare os fracassos como algo natural que faz parte de uma jornada de sucesso.
Sucesso significa: Ter êxito em alguma coisa; ter um resultado feliz em algo; conseguir chegar ao fim de uma empreitada.

Share on Google Plus

About Euler Eufrásio de Souza

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário